dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    

Na região Centro-Oeste do Brasil, região de clima tropical, a produção de grãos é sustentada pela sucessão da soja e do milho safrinha. A soja é cultivada no verão, e o milho safrinha, no outono-inverno, normalmente em plantio direto, um sistema de cultivo que mantém a cobertura do solo e a capacidade produtiva das culturas.

O cultivo consorciado de milho safrinha com braquiária pode proporcionar quantidade e qualidade ideais de palha para cobertura do solo, principalmente após a colheita do milho e até a semeadura da soja, proporcionando benefícios às culturas cultivadas em sucessão, em especial à soja.

O correto estabelecimento do consórcio depende de sementes de boa qualidade. As sementes de milho são comercializadas com altos padrões de germinação e isentas de impurezas. Já no caso das braquiárias, são necessários maiores cuidados, tendo em vista os baixos padrões oficiais de comercialização das sementes.

De acordo com as normas vigentes, um lote de sementes de braquiária deve ter, no mínimo, 60 % de pureza e de germinação, ou seja, é possível encontrar muitas impurezas, que podem ser contaminantes não toleráveis para condições de lavouras.

Além disso, o padrão de germinação das sementes é baseado apenas em testes de viabilidade, como o teste de tetrazólio, que indica se a semente é ou não viável. No entanto, o agricultor precisa de sementes que germinem em condições de campo, ou seja, que tenham vigor para germinar em condições adversas.

Com isso, normalmente os padrões indicados no lote são menores do que os verificados em campo. Ironicamente isso foi benéfico para o consórcio, pois o agricultor implantava sua lavoura com menor população de plantas de braquiária, diminuindo a competição com o milho. A época de aquisição das sementes deve ser antecipada para agosto-setembro, tendo em vista que próximo da implantação, em janeiro-fevereiro, os valores são maiores, onerando o custo de produção.

A relação entre pureza e germinação indica o valor cultural (VC) das sementes, que associado à quantidade de sementes é chamado de pontos de VC. Utilizando os padrões mínimos de comercialização significa dizer que um quilograma de sementes com 60 % de pureza e de germinação contém 36 pontos de VC.

No entanto, isso não pode ser aplicado de forma generalizada, pois cada espécie, e até mesmo cada lote de sementes, dentro da mesma espécie, apresenta características particulares. Essas características podem significar diferentes populações de plantas de braquiária na lavoura de milho e até interferir na produtividade da cultura e na lucratividade do agricultor.

Ressalta-se que existem sementes com altos índices de germinação e pureza, mas que eram direcionadas para exportação. Essas sementes devem ser preferidas pelos agricultores, pois eles têm máquinas apropriadas para distribuição das pequenas quantidades requeridas no cultivo consorciado, e assim garantir a qualidade do consórcio.

 

 

 

 


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Sandro Roberto Brancalião
15/06/2011 11:14:06
Caro Gessi, muito interessante seus comentßrios sobre VC, isto Ú muito importante na implantaþÒo e conduþÒo da I: Lavoura e Pecußria. Estamos organizando dia 18/08/11 em CapÒo Bonito (SP), um Dia de Campo, com m¾dulos demonstrativos de forrageiras em sucessÒo Ó soja, utilizando-se de ruziziensis, milheto e a consorciaþÒo destas duas plantas forrageiras, sendo simulado o pastoreio nestes m¾dulos, contamos com ao apoio da FUNDAÃ+O AGRISUS. Seus ensinamentos serÒo ressaltados lß. Grande abraþo e sucesso!

Att
Sandro Roberto BrancaliÒo
IAC

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Consórcio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada